Doenças do Inverno: Saiba quais as diferenças entre Rinite e Sinusite.





                                                    foto: Andrés Nieto Porras 

                    
Quando chega o inverno vem logo a preocupação com a mudança da temperatura e as doenças que acometem crianças, adultos e idosos, que são comuns nesta estação do ano.
Vocês sabem qual a diferença entre elas?
O que diferencia uma da outra é a região do corpo que cada uma delas aflige, sendo que a primeira parte do nome dessas doenças se refere ao local que ela se instala no organismo. Segue a explicação diferenciando cada uma:

Rinite
O que é?
A rinite é uma reação alérgica respiratória que costuma aparecer com a exposição a algo “estranho” para o organismo, como poeira, ácaros, poluição e pelos de animais. Ela pode se desenvolver ao longo da vida ou ser genética.
Como tratar
Via oral, com comprimidos diários ou quando vierem as crises, ou com vacinas semanais até que elas parem.
Dicas
Mantenha a casa ventilada e limpa. Posicione sua cama onde bate sol. Dê fim a bichos de pelúcia, que acumulam poeira. Prefira persianas a cortinas comuns e limpe-as semanalmente. Compre capas antiácaros para travesseiro.

Faça em casa
  • Dissolva 1 col. (chá) de sal em 1 litro de água e coloque a mistura em um conta-gotas. Pingue no nariz e assoe ou use a Lota que auxilia muito para limpá-lo.
  • Inalação: Coloque água quente em uma bacia, cubra a cabeça com um pano e respire o vapor, deixando o nariz escorrer. Para aumentar o alívio, misture dois pacotes de chá de hortelã à água.
  • Tome chá quente de frutas cítricas como limão e laranja.
  • Coloque folhas de hortelã entre a fronha e o travesseiro. Deixe-o ao sol a cada 15 dias e troque a cada dois meses.



Sinusite
O que é?
Inflamação e acúmulo de secreção no nariz e nos seios faciais (“buracos” que temos nas maçãs do rosto e na testa), causada por bactérias.
Sintomas
Dor de cabeça, nariz entupido, perda de olfato, pescoço pesado, sensação de pressão na face e coriza amarelada. Às vezes, tosse e febre.
Como tratar
Com descongestionantes, anti-inflamatórios e, algumas vezes, antibióticos. Alguns casos podem ser cirúrgicos.
Dicas
Para diagnosticar a sinusite, é preciso ir ao médico. Não se automedique. Para não ficar com pigarro por causa da secreção, beba bastante água ao longo do dia.

Faça em casa
  • Prepare a mesma solução de água e sal indicada para a rinite, pingue no nariz e assoe ou utilize a lota.
  • Após fazer a inalação caseira, massageie as maçãs do rosto com óleo vegetal de copaíba* e cubra com um pano quente e seco. Essa estratégia ajuda a eliminar o muco.
  • Faça uma inalação com um litro de água fervendo em uma bacia  com chá de Salvia officinalis.
  • Quando sentir dor de cabeça, pingue uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta* em um lenço de papel e cheire-o por cerca de dois minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atraia desejos para o novo ano na árvore de Natal

CUIDADOS PARA A PELE MADURA

Como planejar metas para o novo ano?